Abelha, nada mais é do que insetos que constituem uma superfamília, e seu tamanho pode variar de 2 mm a 4 cm de comprimento.
Sua alimentação é constituída de pólen (fonte de proteínas) e de néctar de flores (fonte de açúcar). Existem diversos tipos de abelhas.
A abelha melífera, por exemplo, é a abelha social produtora do mel, e é considerado o inseto mais valioso do ponto de vista econômico. Isto se deve, graças ao fato destas abelhas produzirem mel, porém, tendo como sua função principal, a polinização das flores. É um inseto que somente pode sobreviver como membro de uma comunidade chamada de colméia. Dentro destas colméias existem três tipos de indivíduos: a rainha, o zangão e as operárias. A rainha pode determinar o sexo de seus descendentes, fecundando ou não os ovos com o esperma que armazena em uma estrutura chamada espermateca. O ovo fecundado dá origem a uma fêmea e o ovo não fecundado a um macho ou zangão. A rainha põe os ovos que darão origem a outras rainhas em compartimentos da colméia construídos especialmente para este fim. As operárias são criadas em celas muito menores. As larvas que dão origem às rainhas são alimentadas com geléia real. A rainha é a única fêmea sexualmente ativa de tal comunidade. Seu corpo é bem longo e o abdome excepcionalmente maior que o das operárias. Sua capacidade reprodutiva causa muito espanto, já que a produção diária, geralmente ultrapassa os 1.500 ovos. Realmente incrível não acha?
As operárias não se reproduzem. Secretam cera, colhem néctar, pólen e água, transformam o néctar em mel, constroem e limpam a colméia e em caso de necessidade a defendem. Já o zangão tem como única função copular com a rainha. Uma vez consumada a cópula, que sempre ocorre durante o vôo a céu aberto, o macho morre imediatamente.
A forma de comunicação que há entre as abelhas melíferas é realmente fascinante! Uma abelha operária, após descobrir uma fonte de alimento, colhe um pouco de néctar, regressa à colméia e, quando está voando, executa uma dança que informa às outras a direção e a distância que devem voar para encontrar a comida.
Realmente, o mundo das abelhas é fenomenal! Claro que causam riscos, pois o ferrão de tal causa muita dor, mas também é um inseto muito interessante! Basta saber o limite entre o ser humano e o inseto!