MEU FILHO CRESCEU


Quando temos nossos filhos, imaginamos que para nós ele jamais crescerá, que ficara sempre bem próximos de nós e aconteça o que acontecer estaremos sempre próximos dele e ele de nós. Porem o tempo passa e as atitudes começam a seguir rumos diferentes. Já não temos mais o domínio das situações e quando menos esperamos começamos a nos sentir sozinhas, desamparadas e carentes. Isto acontece porque idealizamos o contato diretamente com eles, e achamos que de certa forma, os filhos são propriedades nossa, o que não é verdade. Costumamos ouvir muitas vezes que criamos o nosso filho para o mundo e preparamos ele de maneira que não sintamos esta separação e o amadurecimento, porem quando chega a hora em que isto acontece, percebemos que nunca estaremos preparadas para isso, e que ele é muito mais meu que do mundo.

A melhor maneira de não haver nenhum tipo de dor ou carência quando este momento chegar, é você ir se preparando desde o nascimento e durante o crescimento do seu filho, para a chegada deste momento. O mais engraçado é que quando a separação é causada pelo estudo ou investimento profissional, ou seja seu filho esta saindo de perto de você porque vai fazer uma faculdade em outro lugar ou teve uma promoção no seu trabalho e precisara se mudar, a dor parece ser menor. Isto porque a sensação de abandono é menor. O que você deve avaliar é que esta distancia é extremamente necessária para o crescimento e amadurecimento do seu filho, deixando mais forte para enfrentar situações que ele nunca viveu. O que temos que fazer neste momento é deixar bem claro nosso apoio, seja em qual situação isto estiver acontecendo, a saudade existirá de qualquer forma, mas ele ficara mais tranquilo e se sentirá mais forte se você tiver esta reação, mesmo que por dentro você esteja se sentindo fraca.

O seu apoio neste momento é muito importante, porque talvez você possa fazer seu filho abrir mão de sonhos por reações desnecessárias da sua parte. Lembre-se que você não estará perdendo seu filho, deixe claro que as portas estarão sempre abertas, e que se o mundo judiar muito dele, ele pode e deve voltar.