Elas não combatem nenhuma doença; mas dão força extra ao sistema imunológico. Mal dá o primeiro espirro e você já começa a ouvir as recomendações para chupar laranja ou tomar o suco da fruta. Rica em vitamina C, ela é a mais lembrada das frutas cítricas quando o assunto é lutar contras gripes e resfriados.
A lembrança é boa, mas o momento não é o mais adequado. Os cítricos não agem no combate de doenças, mas sim no fortalecimento do sistema imunológico. Os minerais contidos nas frutas cítricas (e não apenas a vitamina C) oferecem reforço extra para as nossas células de defesa.
Com isso, as doenças em geral passam longe do seu organismo. A recomendação diária indica o consumo de duas a três porções e há uma dica para aproveitar ainda mais os nutrientes. A laranja lima, por exemplo, fica amarga após uma hora de partida, o ideal para aproveitar ao máximo é comer logo após descascar. E não sinta culpa pelo desperdício da casca.
Com isso você só perde fibras (também presentes na polpa, desde que você não jogue o bagaço no lixo). Mas os efeitos destas frutas, tão consumidas no inverno, vão muito além. Antes que a gripe se instale e assuste você, veja mais motivos para colorir a sua fruteira.